II OFICINA DE APRENDIZAGEM E ASSEMBLEIA SOBRE O MEIO AMBIENTE
Tema Água
No
dia 2 de abril foi realizada a II Oficina de aprendizagem e Assembleia sobre o
meio Ambiente dessa U.E.
Essas
propostas são etapas do nosso projeto institucional “Múltiplas Linguagens no
cotidiano Escolar” que tem como objetivos gerais:
- · Reconhecer a importância das diversas linguagens presentes no cotidiano social como instrumento de construção do conhecimento;
- Promover parceria, cooperação, construção conjunta do conhecimento entre os alunos;
- Resgatar o prazer pela aprendizagem através do lúdico;
- Inovar os espaços de aprendizagem para que esta se torne mais significativa e prazerosa;
- Incentivar o uso dos recursos midiáticos a fim de garantir aprendizagens mais significativas.
Primeiro a comunidade escolar escolha
um tema importante a ser abordado, em seguida planejam ações buscando inovações
para esses momentos de aprendizagem.
Desenvolvimento das oficinas:
Os alunos são identificados com cores
(6 cores- 6 salas de aula), transitam em 3 oficinas, sendo que os alunos são
misturados (salas diferentes).
Segue abaixo a organização das oficinas desenvolvidas:
Oficinas
|
Professoras
|
Anos
|
Transformação
do meio ambiente (brincadeira- pescaria)
|
Elaine
e Tatiana
|
1ºA
/ 1º D
|
O
ciclo da água (contação de história e
dramatização)
|
Raquel
|
1ºB
/ 1ºC
|
Captação
de água (Maquete)
|
Andréia
|
2ºA/
2ºD
|
Filtragem
(experimento)
|
Diego
e Rosangela
|
2ºB
/ 2ºC
|
Rio Limpo e rio sujo
(Instalação)
|
Silvana
e Adriana
|
3º A
/ 3º B
|
Porcentagem da água
/ Água potável (maquete e cartazes)
|
Simone
e Sheila
|
4ºA
/ 4º B
|
Professora Adriana |
aluna Vitoria |
Professora Rosangela |
![]() |
Professora Andréia |
Professoras Elaine e Raquel |
Alunos na Assembleia |
Aluna Marília 3 Ano A |
Aluno Denner 4º Ano A |
Aluna Antonella 1º Ano A |
Assembleia
Organização da assembleia, todos os alunos do período se acomodaram no refeitório, onde havia uma banca de alunos composta por um representante de cada turma (escolhido pela turma) para responderem as questões pertinentes ao tema. A discussão foi direcionada pela Assessora pedagógica Valdirene Batista juntamente com as professoras Elaine Carneiro e Raquel Teles.
Organização da assembleia, todos os alunos do período se acomodaram no refeitório, onde havia uma banca de alunos composta por um representante de cada turma (escolhido pela turma) para responderem as questões pertinentes ao tema. A discussão foi direcionada pela Assessora pedagógica Valdirene Batista juntamente com as professoras Elaine Carneiro e Raquel Teles.
As assembleias ocorreram
nos períodos (manhã e tarde) com duração de 1 hora, os alunos questionaram sobre vários tópicos em relação ao consumo adequado da água e fizeram várias descobertas.
Durante
a discussão apareceram assuntos como o prevenção e combate a dengue e o
desperdício de água, tudo ocorreu de
maneira produtiva e ao final foram estipulados combinados para o ambiente
escolar.
Registro realizado pelas professoras Rosangela Alvarenga e Marta Brandolini (PDE Arte)