CONVITE ESPECIAL "A ESCOLA QUE TEMOS. A ESCOLA QUE QUEREMOS"
INDIQUES: INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL
PARTICIPE DA AVALIAÇÃO DA ESCOLA DE SEU (A) FILHO (A), RESERVE UM MOMENTO PARA JUNTO COM A COMUNIDADE ESCOLAR DISCUTIR OS ENCAMINHAMENTOS QUE SERÃO DADOS PARA O AVANÇO DA QUALIDADE EDUCACIONAL DO NOSSO MUNICÍPIO.
A REUNIÃO PARA ESSA DISCUSSÃO SERÁ DIA:29/05/2015 ÁS 13:00 HORAS NESSA UNIDADE ESCOLAR.
NÃO PERCAM ESSA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR!!
INICIAMOS A APRESENTAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO, PARA QUE TODOS POSSAM ENTENDER E PARTICIPAR CONOSCO DESSA DISCUSSÃO QUE VISA A MELHORIA DE NOSSA ESCOLA, SEGUE ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
¨ FORAM CRIADOS COM O OBJETIVO PRINCIPAL DE AJUDAR A COMUNIDADE ESCOLAR A AVALIAR E MELHORAR A QUALIDADE DA ESCOLA.
¨ COMPREENDENDO SEUS PONTOS FORTES E FRACOS, A ESCOLA TEM CONDIÇÕES DE INTERVIR PARA MELHORAR A QUALIDADE.
¨ O INDICADORES APRESENTAM A QUANTAS ANDAM A QUALIDADE DA ESCOLA EM RELAÇÃO A CADA UMA DE SUAS DIMENSÕES.
¨ É POSSÍVEL IDENTIFICAR O QUE VAI BEM E O QUE VAI MAL NO CONTEXTO ESCOLAR DE FORMA QUE TODOS TOMEM CONHECIMENTO E TENHAM CONDIÇÕES DE DISCUTIR E DECIDIR AS PRIORIDADES DE AÇÃO PARA SUA MELHORIA.
¨ SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO, ONGS, ÓRGÃOS DO MEC, PROFISSIONAIS DE ESCOLA DE TODO O PAÍS QUE AJUDARAM NESSA CONSTRUÇÃO. É UM MATERIAL DE ORDEM NACIONAL.
NOS INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SÃO AVALIADOS 7 DIMENSÕES, UMA DELAS REFERE-SE A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA (DIMENSÃO 4) QUE AVALIA A PARTICIPAÇÃO DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR NO COMPARTILHAMENTO DE DECISÕES E INFORMAÇÕES DA UNIDADE, O QUE SIGNIFICA ENVOLVER PAIS, ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E OUTRAS PESSOAS DA COMUNIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR.
QUANDO AS DECISÕES SÃO TOMADAS PELOS PRINCIPAIS INTERESSADOS NA QUALIDADE DA ESCOLA, A CHANCE DE QUE DEEM CERTO É BEM MAIOR.
A DEMOCRACIA TAMBÉM SE APRENDE NA ESCOLA, A PARTICIPAÇÃO DEVE SE ESTENDER AOS ALUNOS, ATÉ MESMO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS. COMO CIDADÃOS, ELES TEM DIREITO DE OPINAR SOBRE O QUE É MELHOR PARA ELES E SE ORGANIZAR EM COLEGIADOS PRÓPRIOS, COMO OS GRÊMIOS.
DISCUTIR PROPOSTAS E EXECUTAR AÇÕES CONJUNTAS POR MEIO DE PARCERIAS PROPORCIONA GRANDES RESULTADOS PARA MELHORAR A ESCOLA NO PAÍS.
OS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS PODEM APOIAR A MELHORIA DA QUALIDADE DA ESCOLA. MUITAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS DESENVOLVEM PROGRAMAS QUE BENEFICIAM ESCOLAS PÚBLICAS. UMA BOA GESTÃO ESCOLAR PRECISA ESTAR ATENTA PARA ESSAS OPORTUNIDADES, CONHECÊ-LAS, IR ATRÁS, PARTICIPAR E TRAZÊ-LAS PARA A ESCOLA.
O PRIMEIRO PASSO SÓ SERÁ DADO EM PROL A QUALIDADE, QUANDO NOS UNIRMOS, NOS POSICIONARMOS E EFETIVAMENTE PARTICIPARMOS DA EDUCAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS!!
O QUE É QUALIDADE DE EDUCAÇÃO?
A MAIORIA DAS PESSOAS CERTAMENTE CONCORDA COM O FATO DE QUE UMA ESCOLA BOA É AQUELA EM QUE OS ALUNOS APRENDEM COISAS ESSENCIAIS PARA SUA VIDA, TAIS COMO LER E ESCREVER, RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS, CONVIVER COM OS COLEGAS, RESPEITAR REGRAS, TRABALHAR EM GRUPO ETC. QUEM PODE DEFINIR BEM ESSE CONCEITO DE QUALIDADE NA ESCOLA E AJUDAR NAS ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE ESSA QUALIDADE, DE ACORDO COM OS CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS LOCAIS, É A PRÓPRIA COMUNIDADE ESCOLAR. NÃO EXISTE UM PADRÃO OU UMA RECEITA ÚNICA PARA UMA ESCOLA DE QUALIDADE. QUALIDADE É UM CONCEITO DINÂMICO, RECONSTRUÍDO CONSTANTEMENTE. CADA ESCOLA TEM AUTONOMIA PARA REFLETIR, PROPOR E AGIR NA SUA BUSCA PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
REFERÊNCIA
INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. ENSINO FUNDAMENTAL - 4ª EDIÇÃO. 2013