quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PROJETO "AS PAREDES FALAM"



Plano de Ação
EMEB FERNANDO PUPO MASSAGARDI
Projeto “As paredes falam"
(...) um todo indissociável de objetos, odores, formas, cores, sons e pessoas que habitam e se relacionam dentro de uma estrutura física determinada que contém tudo e que, ao mesmo tempo, é contida por todos esses elementos que pulsam dentro dele como se tivessem vida. Por isso, dizemos que o ambiente “fala”, transmite-nos sensações, evoca recordações, passa-nos segurança ou inquietação, mas nunca nos deixa indiferente."  (FORNEIRO,1998, p.233)




















JUSTIFICATIVA: Sabendo que os alunos aprendem a todo o momento na escola, não apenas quando estão em aula. Pequenas mudanças no espaço escolar provocam verdadeiras transformações na aprendizagem.
 Os corredores das instituições educacionais são lugares por onde todos circulam e que devem contribuir efetivamente para a interação social entre os atores da comunidade escolar. É necessário pensar a organização desses espaços tendo como foco a importância de comunicar a missão, a visão de futuro e os valores da escola; e os projetos educacionais, as metas e os resultados. Além disso, precisam ser adequados às necessidades dos usuários em relação a fluxo e trânsito no cotidiano.
Pensando nisso após momentos de estudo, sobre “O que revela nosso espaço escolar?” onde tivemos como foco avaliar todos os ambientes da escola e transformá-los, criando espaços com “vida” tendo marcas de todos os atores que fazem parte dele, dentro dessa perspectiva a transformação do ambiente surge também na articulação com o nosso Projeto Político Pedagógico, pois a comunidade escolar concluiu que, nesse momento teríamos como foco a transformação de alguns ambientes na ação do Projeto Institucional “Gentileza Literária”. A ideia dessa transformação dos ambientes como uma das ações do projeto “Gentileza literária” surge como uma estratégia, de criar o prazer pela leitura por meio de leituras agradáveis expostas nos murais e corredores da escola.
Refletindo sobre ambiente “corredor”  é interessante observar que talvez seja um dos espaços mais democráticos da escola, pois todos passam por ali com diferentes propósitos: para ir às aulas e ao refeitório, limpar o chão, devolver o livro na biblioteca, encontrar o colega, acompanhar a fila, ir à reunião de pais, dar aula, levar lista de presença, espiar a diretora chegando, colocar um bilhete no mural, ler o bilhete do mural, ver o novo professor, fazer a decoração para a festa de final de ano, tocar o sinal, entrar e sair!
Então cada segmento (Gestão, professores , secretarias, monitores, estagiárias, merendeiras e limpeza)da escola ficou responsável por organizar um espaço pensando na proposta da “Gentileza literária”, ainda temos como meta envolver os pais não só na utilização significativa do espaço, mas também na sua construção e manutenção.
OBJETIVOS
Geral: transformar os corredores da escola em espaço de interação que revela a identidade e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, proporcionando visibilidade aos projetos educacionais e promovendo a aprendizagem.
Para o diretor: criar as condições para que os corredores revelem efetivamente as ações e o projeto educacional da escola à comunidade escolar (interna e externa).



As produções colocadas no mural devem ser renovadas com regularidade para manter o interesse e a curiosidade dos leitores. Afinal, informação conhecida ninguém lê!
Documentar todo o processo, fotografar e divulgar para a comunidade ( interna e externa), pois todos devem se sentir “donos” do projeto.
Avaliação:
Avaliar as ações realizadas junto à equipe de professores e funcionários a fim de planejar novas etapas e dar continuidade ao projeto.
Bibliografia:
O que revela o espaço escolar? : um livro para diretores de escola / [Comunidade Educativa CEDAC]. — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2013.
Cajamar, Projeto Político Pedagógico. EMEB Fernando Pupo Massagardi. 2015.


Total de visualizações

Seguidores

Emeb Fernando Pupo . Tecnologia do Blogger.

Escola

Escola
imagem

Equipe Gestora

JOYCE MATEUS HOMEM ( Diretora)

VALDILENE LAGE (Assistente de Direção)

Contato

Telefone: (011) 4447-6188

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *