PROJETO "AS PAREDES FALAM"
Plano de Ação
EMEB FERNANDO PUPO MASSAGARDI
Projeto “As paredes falam"
(...) um
todo indissociável de objetos, odores, formas, cores, sons e pessoas que
habitam e se relacionam dentro de uma estrutura física determinada que contém
tudo e que, ao mesmo tempo, é contida por todos esses elementos que pulsam
dentro dele como se tivessem vida. Por isso, dizemos que o ambiente “fala”,
transmite-nos sensações, evoca recordações, passa-nos segurança ou inquietação,
mas nunca nos deixa indiferente." (FORNEIRO,1998,
p.233)
JUSTIFICATIVA:
Sabendo que os alunos aprendem a todo o momento na escola, não apenas quando
estão em aula. Pequenas mudanças no espaço escolar provocam verdadeiras
transformações na aprendizagem.
Os corredores das instituições educacionais
são lugares por onde todos circulam e que devem contribuir efetivamente para a
interação social entre os atores da comunidade escolar. É necessário pensar a
organização desses espaços tendo como foco a importância de comunicar a missão,
a visão de futuro e os valores da escola; e os projetos educacionais, as metas
e os resultados. Além disso, precisam ser adequados às necessidades dos
usuários em relação a fluxo e trânsito no cotidiano.
Pensando nisso após momentos de
estudo, sobre “O que revela nosso espaço escolar?” onde tivemos como foco
avaliar todos os ambientes da escola e transformá-los, criando espaços com
“vida” tendo marcas de todos os atores que fazem parte dele, dentro dessa perspectiva
a transformação do ambiente surge também na articulação com o nosso Projeto
Político Pedagógico, pois a comunidade escolar concluiu que, nesse momento
teríamos como foco a transformação de alguns ambientes na ação do Projeto
Institucional “Gentileza Literária”. A ideia dessa transformação dos
ambientes como uma das ações do projeto “Gentileza literária” surge como uma
estratégia, de criar o prazer pela leitura por meio de leituras agradáveis expostas
nos murais e corredores da escola.
Refletindo sobre ambiente “corredor”
é interessante observar que talvez seja
um dos espaços mais democráticos da escola, pois todos passam por ali com
diferentes propósitos: para ir às aulas e ao refeitório, limpar o chão,
devolver o livro na biblioteca, encontrar o colega, acompanhar a fila, ir à
reunião de pais, dar aula, levar lista de presença, espiar a diretora chegando,
colocar um bilhete no mural, ler o bilhete do mural, ver o novo professor,
fazer a decoração para a festa de final de ano, tocar o sinal, entrar e sair!
Então cada segmento (Gestão,
professores , secretarias, monitores, estagiárias, merendeiras e limpeza)da
escola ficou responsável por organizar um espaço pensando na proposta da
“Gentileza literária”, ainda temos como meta envolver os pais não só na
utilização significativa do espaço, mas também na sua construção e manutenção.
OBJETIVOS
Geral:
transformar os corredores da escola em espaço de interação que revela a
identidade e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, proporcionando
visibilidade aos projetos educacionais e promovendo a aprendizagem.
Para o
diretor: criar as condições para que os corredores revelem efetivamente
as ações e o projeto educacional da escola à comunidade escolar (interna e
externa).
As produções colocadas no mural
devem ser renovadas com regularidade para manter o interesse e a curiosidade
dos leitores. Afinal, informação conhecida ninguém lê!
Documentar todo o processo,
fotografar e divulgar para a comunidade ( interna e externa), pois todos devem
se sentir “donos” do projeto.
Avaliação:
Avaliar as ações realizadas junto
à equipe de professores e funcionários a fim de planejar novas etapas e dar
continuidade ao projeto.
Bibliografia:
O que revela o espaço escolar? : um livro para diretores de
escola / [Comunidade Educativa CEDAC]. — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2013.
Cajamar, Projeto Político Pedagógico. EMEB Fernando Pupo
Massagardi. 2015.