DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES DA ESCOLA
Rosana Pinto Ferreira da Silva
A educação desenvolvida na escola
relaciona-se com a construção da cidadania e desenvolvimento de valores
democráticos indispensáveis ao convívio na sociedade. Desta forma, aprimora-se
a prática de professores, funcionários, diretor, assessor pedagógico e
comunidade (família e escola), levando todos a:
§
Valorizar as ações de cooperação e
solidariedade;
§
Desenvolver atitudes de interação compartilhando
suas vivências;
§
Identificar e compreender sua pertinência aos diversos
grupos dos quais participam;
§
Conhecer e respeitar as regras básicas de
convívio social e a diversidade que os compõe;
§
Colaborar com o processo de interação social,
garantindo o direito de todos os alunos, incluindo os com deficiência,
oferecendo um atendimento de boa qualidade tendo a disposição os educadores,
como também especialistas de saúde;
§
Garantir um ambiente prazeroso com atividades
significativas e desafiadoras, envolvendo o brincar, o cuidar e o educar, para
o desenvolvimento integral do aluno;
§
Investir na formação continuada dos educadores
com estudos e discussões em HTPIs e HTPCs;
§
Nortear conteúdos que serão selecionados e
analisados para desenvolver um trabalho de aprimoramento da prática dos
educadores;
§
Ajudar o educador a ser autor de sua prática e
capaz de elaborar planos de aula, projetos, sequências de atividades, etc.;
§
Desenvolver competências que possibilitem aos
educadores e educandos, atitudes críticas, refletindo e avaliando o resultado
de seus trabalhos;
§
Organizar o espaço e o tempo gerando maior
flexibilidade e autonomia.
Os objetivos aqui elencados irão nortear o
Projeto Político Pedagógico desenvolvido nesta unidade escolar, acreditando que
a parceria entre a comunidade e a família é fundamental no processo
educacional.
Desta forma, pretende-se contribuir no sentido de
conquistar a autonomia da escola, criando um clima onde toda equipe de
funcionários, família e comunidade sintam-se responsáveis por aquilo que
acontece, inclusive em relação ao desenvolvimento e aprendizado dos alunos.
Ainda nas Diretrizes Curriculares do Município temos
como pressuposto que o ‘’papel da escola é de produtora de significados, que
nos desafia a entender que os significados não estão prontos de antemão, que
são constituídos e completados na interação, e que as interações se dão dentro
de um contexto social e histórico mais amplo, fazendo da escola lugar
privilegiado para essa produção. Construir sentidos demanda o uso de recursos
expressivos que leva o outro a um processo constante de compreensão da
realidade.”
Avaliando a gestão participativa da
escola com o grupo, observa-se depoimentos que pressupõe uma escola onde há
participação e integração de todos os funcionários, ressalta-se a importância
da transparência das informações como um aspecto sempre presente, focando os
avanços, conquistas, dificuldades, metas, esclarecimento sobre verbas.
Percebe-se a preocupação da gestão em permitir que a família e os funcionários,
participem de todos os processos e decisões da escola, porém apesar de todo
empenho ainda há a ausência dos pais, principalmente daqueles que realmente
precisam participar. Este ainda é um desafio apresentado.
Pensando
nos desafios e prioridades foi realizado juntamente com os professores, funcionários
(Conselho de classe) e família (pesquisa e conversa representatividade), um
levantamento sobre prioridades, problemas, objetivos, metas e possíveis ações
em relação ensino, aprendizagem, gestão, funcionários, espaço físico e família.
Segue abaixo registro desta avaliação.
Problema, ou desafio: Ensino,
aprendizagem, gestão, funcionários/ materiais/ espaço físico e família.
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Objetivos/
Prioridade
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Metas / Resultados
Esperados
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Ações
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APRENDIZAGEM
–
Dificuldade
de alguns alunos em aprender.
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Aprendizagem
de todos os alunos, sabendo que é direito de todos.
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Que
alcancem as expectativas de aprendizagem.
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Recuperação
contínua (durante horário em sala de aula);
Recuperação
Paralela (contra turno);
Estudo
junto aos gestores e seus pares;
Estudo
e acompanhamento junto aos gestores e seus pares;
Atividades
diversificadas de acordo com cada dificuldade;
Encaminhamentos
para especialistas, se necessário.
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ESPAÇO
FÍSICO – PRIORIDADE
1-
Piso da quadra e cobertura para aulas de Educação
Física e recreação nos momentos de recreio dirigido e outros e troca da porta
do refeitório (ferrugem);
2-
Sala de informática, com bons equipamentos;
3-
Manutenção dos ventiladores, visto que a escola é
muito quente;
4-
Compra de bebedouro;
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Espaço
físico adequado, seguro e confortável;
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Espaço
físico adequado, seguro e confortável;
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1-
Encaminhamentos de ofícios para órgãos competentes
quando ao piso e cobertura da quadra e troca da porta, aguardando retorno;
2-
Essa proposta foi encaminhada a Diretoria de Educação
que está pensando no que pode ser feito, visto que não temos a sala
disponível, nem os equipamentos, pensaram a curto prazo colocar pelo menos um
computador em cada sala de aula;
3-
A manutenção dos ventiladores já foi realizada, e
também foi enviado ofício solicitando a colocação de forro em todos ambientes
da escola;
4-
Já foi
realizada a compra do bebedouro duplo visto que temos alunos de 1º ano
(pequenos).
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FAMÍLIA
Compreensão
da concepção da rede e maior participação e envolvimento com a educação do
filho.
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Melhoria
e qualidade de aprendizagem, parceria entre família e escola, toda comunidade
escolar.
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Compreensão
da concepção;
Parceria
entre família e escola.
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Reuniões
de pais, no início do ano os professores fizeram uma reunião para conversar
com os pais sobre seu Plano de Ação, o que, como e para que é desenvolvida tal
atividade;
Para
reunião do 1º bimestre o grupo irá pensar em um momento de apresentação e de
esclarecimentos caso haja sobre a Proposta Curricular do Município, essa
situação já foi realizada com todos os
funcionários da escola, também estamos planejando um momento para avaliar
nossas “Normas de Gestão e Convivência” discutir a melhoria das ações, ou acréscimo delas,
será realizado por representatividade;
Como
estamos concluindo nosso Projeto Político Pedagógico, onde toda comunidade
escolar teve sua contribuição logo estaremos socializando com todos o nosso Projeto;
Também
temos palestras com profissionais da saúde e apresentações culturais de
parceiros da escola e alunos;
Festas
com apresentações dos alunos e exposição de projetos;
No
momento a escola aceitou participar da sensibilização da “Comunidade de
Aprendizagem”.
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Comunidade de Aprendizagem é um projeto (oferecido
pelo Instituto Natura) baseado em um conjunto de atuações educativas de êxito,
práticas comprovadas cientificamente, voltadas para transformação educacional e
social. É um projeto que começa na escola, mas integra tudo o que está ao seu
redor, estamos em momento de conhecer o projeto (com 20 horas de duração, sendo
16 com profissionais da escola e 4 com a comunidade), após esse estudo a escola
decidirá se irá implantá-lo, e se realmente nos auxiliará na nossa prioridade,
que é a melhoria da participação e envolvimento dos pais na educação de seus
filhos.
Outra aspecto importante a ser abordado
em relação a aproximação da escola e comunidade
é o respeito a diversidade cultural, social e econômica que está
presente entre as famílias acolhidas pela escola. Sendo necessário enxergar a
diversidade como algo qualitativo no processo de ensino e aprendizagem ocorrido
na escola. Temos que buscar afirmar qual é a função da escola diante desta
diversidade, não sendo direcionada para enxergar, ou suprir lacunas, mas sim
construir e seguir princípios norteadores para a ampliação qualitativa de uma
participação da comunidade e famílias num processo de cidadania que deve ser
iniciado na escola.
Relacionando esta avaliação com a real
função da escola, pensamos que somos favorecedores ou emancipadores desses
resultados da pesquisa, pois muitas vezes a escola se fecha num único modelo de
participação para que as famílias se encaixem nele. É claro que esta postura
não irá proporcionar a qualidade na participação.
Assim, para uma participação com mais
possibilidades foram sugeridas em reuniões de pais ações que venham favorecer a
superação de tais dificuldades, chamando-os também para outras atividades na
escola, tais como: oficinas de artesanato, contação e leitura de histórias,
apresentação de brincadeiras, Reuniões de APM (Associação de Pais e Mestres), Conselho de Escola e outras.
Outro aspecto importante a ser ressaltado é
em relação à abertura da escola para a família, sendo que diariamente entram na
unidade, no momento da saída para pegar seus filhos na porta da sala e não no
portão. Tal conduta parece comum, no entanto quando se trata de concepção isto
não é tão simples assim. Ao deixar que os pais entrem na escola, passe pelo seu
espaço externo e interno, vendo os corredores, banheiros, materiais expostos,
produções dos alunos, cheiros e gostos que ficam neste ambiente, também estamos
propiciando um convite para olhar e participar deste espaço, bem como o de
conhecer um pouco mais a professora e essa a família do aluno.
REFERÊNCIAS:
Proposta
Curricular do Município de Cajamar, 2012.
Diretrizes
Curriculares de Cajamar