terça-feira, 17 de março de 2015

DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES DA ESCOLA



                                       Rosana Pinto Ferreira da Silva


A educação desenvolvida na escola relaciona-se com a construção da cidadania e desenvolvimento de valores democráticos indispensáveis ao convívio na sociedade. Desta forma, aprimora-se a prática de professores, funcionários, diretor, assessor pedagógico e comunidade (família e escola), levando todos a:
§  Valorizar as ações de cooperação e solidariedade;
§  Desenvolver atitudes de interação compartilhando suas vivências;
§  Identificar e compreender sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam;
§  Conhecer e respeitar as regras básicas de convívio social e a diversidade que os compõe;
§  Colaborar com o processo de interação social, garantindo o direito de todos os alunos, incluindo os com deficiência, oferecendo um atendimento de boa qualidade tendo a disposição os educadores, como também especialistas de saúde;
§  Garantir um ambiente prazeroso com atividades significativas e desafiadoras, envolvendo o brincar, o cuidar e o educar, para o desenvolvimento integral do aluno;
§  Investir na formação continuada dos educadores com estudos e discussões em HTPIs e HTPCs;
§  Nortear conteúdos que serão selecionados e analisados para desenvolver um trabalho de aprimoramento da prática dos educadores;
§  Ajudar o educador a ser autor de sua prática e capaz de elaborar planos de aula, projetos, sequências de atividades, etc.;
§  Desenvolver competências que possibilitem aos educadores e educandos, atitudes críticas, refletindo e avaliando o resultado de seus trabalhos;
§  Organizar o espaço e o tempo gerando maior flexibilidade e autonomia.
     Os objetivos aqui elencados irão nortear o Projeto Político Pedagógico desenvolvido nesta unidade escolar, acreditando que a parceria entre a comunidade e a família é fundamental no processo educacional.
           Desta forma, pretende-se contribuir no sentido de conquistar a autonomia da escola, criando um clima onde toda equipe de funcionários, família e comunidade sintam-se responsáveis por aquilo que acontece, inclusive em relação ao desenvolvimento e aprendizado dos alunos.
Ainda nas Diretrizes Curriculares do Município temos como pressuposto que o ‘’papel da escola é de produtora de significados, que nos desafia a entender que os significados não estão prontos de antemão, que são constituídos e completados na interação, e que as interações se dão dentro de um contexto social e histórico mais amplo, fazendo da escola lugar privilegiado para essa produção. Construir sentidos demanda o uso de recursos expressivos que leva o outro a um processo constante de compreensão da realidade.”
           Avaliando a gestão participativa da escola com o grupo, observa-se depoimentos que pressupõe uma escola onde há participação e integração de todos os funcionários, ressalta-se a importância da transparência das informações como um aspecto sempre presente, focando os avanços, conquistas, dificuldades, metas, esclarecimento sobre verbas. Percebe-se a preocupação da gestão em permitir que a família e os funcionários, participem de todos os processos e decisões da escola, porém apesar de todo empenho ainda há a ausência dos pais, principalmente daqueles que realmente precisam participar. Este ainda é um desafio apresentado.
Pensando nos desafios e prioridades foi realizado juntamente com os professores, funcionários (Conselho de classe) e família (pesquisa e conversa representatividade), um levantamento sobre prioridades, problemas, objetivos, metas e possíveis ações em relação ensino, aprendizagem, gestão, funcionários, espaço físico e família. Segue abaixo registro desta avaliação.

Problema, ou desafio: Ensino, aprendizagem, gestão, funcionários/ materiais/ espaço físico e família.
Objetivos/ Prioridade
Metas / Resultados Esperados
Ações
APRENDIZAGEM –

Dificuldade de alguns alunos em aprender.
Aprendizagem de todos os alunos, sabendo que é direito de todos.
Que alcancem as expectativas de aprendizagem.
Recuperação contínua (durante horário em sala de aula);
Recuperação Paralela (contra turno);
Estudo junto aos gestores e seus pares;
Estudo e acompanhamento junto aos gestores e seus pares;
Atividades diversificadas de acordo com cada dificuldade;
Encaminhamentos para especialistas, se necessário.
ESPAÇO FÍSICO – PRIORIDADE

1-      Piso da quadra e cobertura para aulas de Educação Física e recreação nos momentos de recreio dirigido e outros e troca da porta do refeitório (ferrugem);

2-      Sala de informática, com bons equipamentos;

3-      Manutenção dos ventiladores, visto que a escola é muito quente;

4-      Compra de bebedouro;




Espaço físico adequado, seguro e confortável;



Espaço físico adequado, seguro e confortável;
1-      Encaminhamentos de ofícios para órgãos competentes quando ao piso e cobertura da quadra e troca da porta, aguardando retorno;
2-      Essa proposta foi encaminhada a Diretoria de Educação que está pensando no que pode ser feito, visto que não temos a sala disponível, nem os equipamentos, pensaram a curto prazo colocar pelo menos um computador em cada sala de aula;
3-      A manutenção dos ventiladores já foi realizada, e também foi enviado ofício solicitando a colocação de forro em todos ambientes da escola;
4-       Já foi realizada a compra do bebedouro duplo visto que temos alunos de 1º ano (pequenos).
FAMÍLIA

Compreensão da concepção da rede e maior participação e envolvimento com a educação do filho.


Melhoria e qualidade de aprendizagem, parceria entre família e escola, toda comunidade escolar.


Compreensão da concepção;
Parceria entre família e escola.
Reuniões de pais, no início do ano os professores fizeram uma reunião para conversar com os pais sobre seu Plano de Ação, o que, como e para que é desenvolvida tal atividade;
Para reunião do 1º bimestre o grupo irá pensar em um momento de apresentação e de esclarecimentos caso haja sobre a Proposta Curricular do Município, essa situação  já foi realizada com todos os funcionários da escola, também estamos planejando um momento para avaliar nossas “Normas de Gestão e Convivência” discutir  a melhoria das ações, ou acréscimo delas, será realizado por representatividade;
Como estamos concluindo nosso Projeto Político Pedagógico, onde toda comunidade escolar teve sua contribuição logo estaremos socializando com todos o  nosso Projeto;
  Também temos palestras com profissionais da saúde e apresentações culturais de parceiros da escola e alunos;
Festas com apresentações dos alunos e exposição de projetos;
No momento a escola aceitou participar da sensibilização da “Comunidade de Aprendizagem”.



       Comunidade de Aprendizagem é um projeto (oferecido pelo Instituto Natura) baseado em um conjunto de atuações educativas de êxito, práticas comprovadas cientificamente, voltadas para transformação educacional e social. É um projeto que começa na escola, mas integra tudo o que está ao seu redor, estamos em momento de conhecer o projeto (com 20 horas de duração, sendo 16 com profissionais da escola e 4 com a comunidade), após esse estudo a escola decidirá se irá implantá-lo, e se realmente nos auxiliará na nossa prioridade, que é a melhoria da participação e envolvimento dos pais na educação de seus filhos.
        Outra aspecto importante a ser abordado em relação a aproximação da escola e comunidade  é o respeito a diversidade cultural, social e econômica que está presente entre as famílias acolhidas pela escola. Sendo necessário enxergar a diversidade como algo qualitativo no processo de ensino e aprendizagem ocorrido na escola. Temos que buscar afirmar qual é a função da escola diante desta diversidade, não sendo direcionada para enxergar, ou suprir lacunas, mas sim construir e seguir princípios norteadores para a ampliação qualitativa de uma participação da comunidade e famílias num processo de cidadania que deve ser iniciado na escola.
      Relacionando esta avaliação com a real função da escola, pensamos que somos favorecedores ou emancipadores desses resultados da pesquisa, pois muitas vezes a escola se fecha num único modelo de participação para que as famílias se encaixem nele. É claro que esta postura não irá proporcionar a qualidade na participação.
     Assim, para uma participação com mais possibilidades foram sugeridas em reuniões de pais ações que venham favorecer a superação de tais dificuldades, chamando-os também para outras atividades na escola, tais como: oficinas de artesanato, contação e leitura de histórias, apresentação de brincadeiras, Reuniões de APM (Associação de Pais e Mestres), Conselho de Escola e outras.
   Outro aspecto importante a ser ressaltado é em relação à abertura da escola para a família, sendo que diariamente entram na unidade, no momento da saída para pegar seus filhos na porta da sala e não no portão. Tal conduta parece comum, no entanto quando se trata de concepção isto não é tão simples assim. Ao deixar que os pais entrem na escola, passe pelo seu espaço externo e interno, vendo os corredores, banheiros, materiais expostos, produções dos alunos, cheiros e gostos que ficam neste ambiente, também estamos propiciando um convite para olhar e participar deste espaço, bem como o de conhecer um pouco mais a professora e essa a família do aluno.


REFERÊNCIAS:
Proposta Curricular do Município de Cajamar, 2012.
Diretrizes Curriculares de Cajamar











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