Concepção de acolhimento na escola
Para iniciar nosso diálogo, quero destacar que o acolhimento seja ele da criança, ou do adulto em seus primeiros momentos na escola, ou a cada nova etapa escolar precisa fazer com que, se sintam cuidados, confortados e acima de tudo seguros.
Em nosso planejamento foi preciso considerar todos os aspectos do período inicial de aula para que não fosse feito de forma espontaneísta ou sem reflexão. Traçar um roteiro de como se daria a chegada dos alunos (novos ou não) nos primeiros dias, pensar em tempos, espaços, materiais e atribuições de cada profissional da escola foram aspectos fundamentais para garantir a qualidade do acolhimento. A importância de planejarmos atividades adequadas para esse período, não se distanciando do que os alunos vivenciariam no dia a dia, após a semana de acolhimento, foi muito dialogado, para que não fossem criadas falsas expectativas. Nosso planejamento buscou antes de tudo garantir um processo mais tranquilo para as crianças, suas famílias, para os professores e todos os demais que acompanharam esses momentos.