terça-feira, 7 de julho de 2015

RECREIO DIRIGIDO ... AQUI ACONTECE....



Uma das ações do nosso Projeto Institucional “Múltiplas Linguagens no cotidiano Escolar”  é  o Recreio Dirigido, que conta com atuação dos monitores José, Marli, Rosa, Vanessa e Sônia:

Objetivo da ação: Integrar o aluno no momento do intervalo com atividades lúdicas e pedagógicas afim de um intervalo mais prazeroso e mais alegre no ambiente escolar.

Periodicidade: durante o ano letivo.

Desenvolvimento das propostas:

·         Uma vez por mês será realizada uma reunião para estudo e planejamento das ações com gestoras;
·         Semanalmente (quinta, ou sexta-feira) no final do período de aula o grupo de monitores se reunirá para planejar proposta para semana seguinte;
·         Envolver os monitores no projeto Político Pedagógico da escola para que planejem situações intencionais no recreio dos alunos;
·         Favorecer a formação continuada dos monitores em momentos de estudo que enriqueça  o planejamento por  eles realizado;
·         Propiciar contato das crianças com brincadeiras e músicas de diferentes culturais;
·         Realizar propostas de trabalho onde o brincar, o cuidar e o educar estejam presentes;
·         Proporcionar a integração dos alunos com os funcionários em situações lúdicas;
·         Favorecer o aprendizado das crianças frente aos cuidados com o espaço e materiais de uso coletivo, estabelecendo para isto combinados;
·         Elaboração de combinados de convivência;
·         Resgatando brincadeiras antigas: taco, bolinhas de gude, passa anel, batata quente, telefone sem fio, lencinho branco ou corre-cotia, cabra-cega e morto vivo;
·         Brincadeiras de roda: cantigas;
·         Show de calouros;
·         Brincadeiras de mesa: jogos diversos (dominó, quebra-cabeça, memória);
·         Desenho livre com giz de cera, lápis de cor e canetinhas;
·         Jogos de percurso humano com utilização do dado;
·         Percurso com  objetos (circuito de movimento); com: colchões, elásticos, bancos, cordas, bambolês, etc..;
·         Brincadeiras de arremesso: bola ao cesto, bola na boca do palhaço, boliche;
·         Brincadeiras com corda: pular corda, dança da corda;
·         Outras brincadeiras: caixa tátil, colar o rabo no burrinho, pomar, forca, dança das cadeiras, competição com bambolês, dança equilibrando bola na testa, roleta, estátua com música;
·         Construção do cantinho da leitura: “Momento da leitura”.

Segue algumas ações:








































Produções dos alunos realizadas durante Recreio dirigido         




Formação com monitores
  


Avaliação: Organizar um portfólio do projeto, contendo registros escritos (relatórios, entrevistas) e de imagens (fotos, desenhos) das ações realizadas neste projeto, cuidando para que os diferentes âmbitos estejam representados: alunos, família, funcionários e professores.


Total de visualizações

Seguidores

Emeb Fernando Pupo . Tecnologia do Blogger.

Escola

Escola
imagem

Equipe Gestora

JOYCE MATEUS HOMEM ( Diretora)

VALDILENE LAGE (Assistente de Direção)

Contato

Telefone: (011) 4447-6188

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *