CONCURSO CAJAMAR EM VERSO E PROSA
A Diretoria de Educação de Cajamar, numa ação de incentivo à
leitura, à escrita, à valorização da cultura e da pesquisa, realiza todos os
anos o concurso Cajamar em Verso e Prosa. O propósito maior desse trabalho é
incentivar a pesquisa e a leitura a partir de situações vividas nas escolas da
rede municipal e na cidade: os fatos, os sentimentos e as impressões, como
também, o processo de ilustração que acontece paralalemente com a produção dos
textos. O projeto já está em sua oitava edição e tem apoio da empresa Natura
Cosméticos que patrocina a impressão da publicação.
Dia 13/12/14 lançamento do livro.....
Nossos alunos fizeram duas apresentações maravilhosas.
1ª Apresentação Catira
Os alunos do 4º ano durante o ano estudaram vários aspectos culturais da região Sudeste do Brasil, um deles foi a dança Catira típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura sertaneja (Mato Grosso, norte do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e principalmente Goiás).
1ª Apresentação Catira
Os alunos do 4º ano durante o ano estudaram vários aspectos culturais da região Sudeste do Brasil, um deles foi a dança Catira típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura sertaneja (Mato Grosso, norte do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e principalmente Goiás).
Catira é uma dança do folclore brasileiro, em
que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos
dos dançarinos. De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, a
catira (ou "o catira") tem coreografia executada no
brasil.(boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes
e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda.
A coreografia da catira apesar de parecer semelhante
varia bastante em determinados aspectos, havendo diferenças nítidas de uma
região para outra. Normalmente é apresentada com dois violeiros e dez dançarinos.
Os ensaios foram liderados pelo professor de dança
voluntário Maycon, e também tiveram momentos de dançar ao toque da viola com
outro parceiro da escola o senhor Sebastião.
Essa dança foi apresentada para comunidade na festa
“Viajando pelo Brasil” que ocorreu em agosto.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catira
2ª Apresentação "Planeta Azul"
O grupo da EMEB Fernando
Pupo Massagardi veio compartilhar com todos uma apresentação cultural que faz parte do nosso projeto institucional
“ Múltiplas Linguagens no cotidiano escolar”, já explicitado pela Val assessora
pedagógica da escola, esse momento com foco no meio ambiente, durante o
desenvolvimento desse projeto tivemos propostas de oralidade, leitura e escrita, procurando diversificar esses
momentos utilizando as múltiplas linguagens.
Os alunos participaram de
oficinas (confecção de máscaras, culinária – reaproveitamento de alimentos,
balada ambiental, contação de história,
jogo de percurso e experiências finalizando com uma assembleia com a
participação de todos).
Outra etapa do nosso
projeto foi a revitalização do muro da escola, parceria com o grupo galo cantou
e o grafiteiro Tiago Coks, o muro está lindo!!!
Vou terminar com uma reflexão
da educadora Giordana Rabitti
Cada criança é um artista
a seu modo...
Essa é a razão pela qual
procuramos oferecer uma quantidade de possibilidades......
Quanto mais materiais se
conhece mais linguagens se possui.... E possuir mais linguagens significa ter
mais possibilidades de expressar-se.
Agora mais uma etapa do
nosso projeto com a linguagem dança:
Vamos receber os
alunos do 3º e 4º ano com a música
“Planeta Azul”.