PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Nossa proposta pedagógica tem por
objetivo explicitar e reconhecer a importância da identidade pessoal dos
alunos, das famílias e de todos os profissionais que fazem parte do cotidiano
da criança, bem como a identidade da própria unidade escolar nos diferentes
contextos em que se insere. Ao formularmos nossa proposta levamos em
consideração a realidade da nossa comunidade, suas necessidades, seus
problemas, suas habilidades e suas expectativas em relação ao desenvolvimento
dos alunos e da própria instituição de ensino.
O trabalho pedagógico desenvolvido
insere práticas de educação e cuidados no dia a dia do educando, possibilitando
a integração dos aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais
do aluno, considerando-o como ser completo, total e indivisível. Assim,
acreditamos que a criança já é um ser completo, que não necessita, no entanto,
de pré-requisitos para tornar-se “um”. Temos como meta promover seu
desenvolvimento e aprendizado através de ações, que respeitem seu momento,
levando em conta seus conhecimentos prévios.
A partir de atividades planejadas, de
forma intencional e significativa, os alunos participam de interações com as
diferentes áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã, favorecendo assim a
construção de conhecimentos básicos de regras, procedimentos, atitudes e
valores, preocupando-se também com a organização do ambiente auxiliando na
construção da autonomia, da identidade, a socialização e a ampliação do
universo cultural.
O ambiente almejado diante da proposta
pedagógica da escola é norteado por uma gestão democrática, por parte do gestor
e de todos os funcionários, buscando garantir a qualidade dentro dos direitos
básicos que as crianças e suas famílias possuem.